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Final de ano é o período em que a maioria dos lojistas pausa tuas atividades, reflete sobre isto as conquistas do ano que está terminando e projeta o que se deseja pro ano seguinte. Depois de isto, é hora de traçar um plano de marketing para assegurar que as metas planejadas são possíveis de serem alcançadas e como se chegará por esse objetivo. O que é um plano de marketing?
Qual é a importância de um plano de marketing? O assunto do plano de marketing é fazer a organização desenvolver-se. Dessa forma, se a sua vontade é alavancar as vendas, esse planejamento podes ajudá-lo a publicar mais os produtos e incentivar as compras. Muitos lojistas não realizam nenhuma estratégia de marketing uma vez que evidenciam de que imediatamente têm em suas mentes o que precisa ser feito pra atingir os objetivos da loja. Todavia, o episódio de botar o plano no papel permite que o empresário estruture melhor teu plano, identifique melhorias, faça ajustes e obtenha melhores resultados.
Além do mais, com tudo inscrito, é menos difícil verificar resultados e analisá-los depois. No caso de lojas que têm equipes de colaboradores, o plano de marketing torna-se ainda mais significativo, uma vez que fornece aos colaboradores quais são os objetivos e como se chegará até eles. Desse modo, os colaboradores ficam cientes do que tem que ser cumprido e, caso precisem tomar uma decisão que tenha relação com isso, optarão por medidas mais assertivas. Como construir um plano de marketing? Ciente da tua importancia, é hora de começar a desenvolver este documento.
Pra começar o seu plano de marketing, analise os fatores externos à loja e que sugestionam a tua dinâmica. Ele é um nicho? Ainda existe espaço para avanço? Quais são as tendências para ele? Há fatores políticos, econômicos, tecnológicos ou climáticos que são capazes de influenciá-lo? Nesse ponto, você precisará deslocar-se atrás de estudos e análises ou consultorias especializadas pra munir-se de infos.
A primeira pergunta a ser respondida é: quem é o teu freguês? Um estudo de buyer persona poderá lhe amparar a responder a esta pergunta com fortuna de fatos. Isto é, saber quais são tuas características mais marcantes, suas dores, como e qual defeito a loja e seus produtos decidem para ele e muito mais.
Também, é interessante saber qual é a jornada de compra que a buyer persona percorre. O segundo passo é explorar a loja. O diferencial da loja é o que ela tem de melhor em ligação às outras organizações. É o que a destaca. Portanto, é nisso que se precisa focar. Qual é o diferencial da tua loja? Melhores condições de entrega?
Utilização de alguma matéria-prima especial? Defina o diferencial da tua loja, descubra como explorá-lo e comunicá-lo ao consumidor. Então, você será capaz de manter o que já está bom e aprimorar o que está enfraquecido. Não é possível traçar um plano pra “chegar lá” sem definir onde “lá” fica. Logo, defina - com metas claras e reais - qual é o intuito de marketing da loja.
Uma legal recomendação é pôr a metodologia SMART proposta por George T. Doran em 1981. Ela defende que um objetivo tem que ter cada uma das características do acrônimo. S - Specific (Específico) - O intuito precisa definir exatamente qual é o assunto do propósito. M - Measurable (Mensurável) - Tem que ser possível de ser medido pra que, regularmente, sejam feitas análises para saber se está perto ou não de atingi-lo.
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